12/08/2010
19h: Credenciamento
19h30min: Abertura – Direção/Coordenação do Curso
20h: Palestra: "Se podes olhar vê, se podes ver, repara...": Olhares, saberes e aprendizagens – Profa. Maria Aurinívea Sousa de Assis
21h: Confraternização
13/08/2010
8h - Palestra: "Marcelino in memoriam: a outra margem de Herberto Sales". Prof. Joabson Lima Figueiredo
1. Mesa Redonda 6° Sem.:Textualidade - Keila, Eltânia, Shirley e Milca. Orientadora: Orientação: Profa. Márcia Regina M. Santos
2. Mesa Redonda 6° Sem.: Textualidade - Ana Paula, Cíntia, Elis e Mara. Orientadora: Orientação: Profa. Márcia Regina M. Santos
3. Mesa Redonda 6° Sem.: Gêneros Textuais - Ronaldo e Lívia. Orientação: Profa. Márcia Regina M. Santos
4. Mesa Redonda 6° Sem.: Generos Textuais - Ivânia, Giomara e Leusina. Orientação: Profa. Márcia Regina M. Santos
5. Mesa Redonda 6° Sem.: Literatura Infantil - Graziela, Shirle, Geisa e Lílian. Orientação: Profa. Márcia Regina M. Santos
6. Mesa Redonda 6° Sem.: A mulher na literatura - Raimundo, Tais e Ivani. Orientação: Profa. Márcia Regina M. Santos
7. Mesa Redonda 6° Sem.: Texto e Gramática - Wanderleia, Jovina, Tais e Aline. Orientação: Profa. Márcia Regina M. Santos
Banca Examinadora: Profa. Márcia Regina M. Santos, Prof. Luiz Fellipe Serpa, Profa. Hilderlândia Penha Machado Santos
13h30min - Palestra: "Oralidade, escrita e política em Patativa do Assaré". Prof. Orlando Freire Junior
1. Mesa Redonda 8° Sem.: Experiências de Estágio – Adalgisa, Magali, José Nilton, Priscila Quirino, Marta, Murilo. Orientação: Profa. Hilderlândia Penha Machado Santos
2. Mesa Redonda 8° Sem.: Experiências de Estágio – Suzete, Priscila Viana, Letícia, Ênia, Cátia, Eunimária. Orientação: Profa. Hilderlândia Penha Machado Santos
3. Exposição 2° Sem.: Macunaíma: As várias faces de um mesmo herói – Adson, Edilânia, Fabiane, Ludemberg e Maria Claudinei. Orientação: Prof. Joabson Lima Figueiredo.
4. Mesa Redonda 8° Sem.: Experiências de Estágio - Juliana e Welton, Mirian e Ronieris, Adriana e Gildene, Lívia e Maria Aparecida Machado, Edna (Colégio Cláudio Abílio). Orientação: Profa. Hilderlândia Penha Machado Santos
5. Mesa Redonda 8° Sem.: Experiências de Estágio – Alina e Ana Cláudia, Maria Aparecida Gama e Cléber, Raquel e Renilza, Gilmara. Orientação: Profa. Hilderlândia Penha Machado Santos
6. Exposição 2° Sem.: A insignificância de Macabéa – Andréia, Lucivone, Polyana, Ana Lúcia e Edson. Orientação: Prof. Joabson Lima Figueiredo
7. Exposição 4° Sem.: A Caverna, imagem do homem sempre em construção e em transformação (capitalismo insaciável) – Dorivânia, Carine, Ionara, Mácio e Vaneuza. Orientação: Prof. Joabson Lima Figueiredo
Banca Examinadora: Profa. Hilderlândia Penha Machado Santos, Prof. Luiz Fellipe Serpa, Prof. Joabson Lima Figueiredo
19h: Palestra - "Memórias docentes e formação de professoras" – Prof. Luiz Fellipe Serpa
1. Exposição 4° Sem.:Dessacralização de Deus no livro Caim de José Saramago – James Wilker, Danúbio, Naiara, Ana Paula e Eleandra. Orientação: Prof. Joabson Lima Figueiredo
2. Exposição 4° Sem.: O galope do tempo: uma visão sobre a vida e a morte no pensamento e linguagem de Marcelo Nova - Itamar, Tiago e Julioana. Orientação: Profa. Lícia Sobral
3. Exposição 2° Sem.: Os Museques Luanda – Luciana, Paulo Eduardo, Taiz, Marcelo e Dagiza. Orientação: Prof. Orlando Freire Júnior
4. Exposição 2° Sem.: Policarpo Quaresma e a construção da identidade nacional – Elionete, Erlian, Merice e Pabrizia. Orientação: Prof. Joabson Lima Figueiredo.
21h30min: Momento Cultural – Sarau, coordenação Profa. Maria Aurinívea de Assis
Banca: Prof. Orlando Freire Júnior, Prof. Joabson Lima Figueiredo, Profa. Lícia Sobral
14/08/2010
8h: Palestra - O uso das redes sociais nas escolas pelos estudantes - Prof. Robério Pereira Barreto
1. Exposição 4° Sem.: Justine: Do desejo à perversão do discurso – Patrícia Souza e Patrícia Rosendo. Orientação: Prof. Robério Pereira Barreto
2. Exposição 4° Sem.: Entre música, amor e morte: o mar encantado de Jorge Amado e Dorival Caymmi – Bruna e Queite. Orientador: Prof. Marielson Bispo de Carvalho
3. Exposição 4° Sem.: Refletindo sobre as diferenças raciais na canção “Respeitem meus cabelos brancos”. Cléa, Juliana, Lindaci, Luzinete, Najara e Raila. Orientadora: Profa. Maria Aurinívea Sousa de Assis
4. Exposição 4° Sem.: Desmistificando a música nordestina através do samba paulistano – Gilmara, Taís, Luzivânia, Roseane e Gilberto. Orientadora: Profa. Márcia Regina M. Santos
5. Exposição 2° Sem.: “Capitu: para que saber?” – recriação de Capitu na contemporaneide - Adriana, Amanda, Graziela, Ricardina, Ricardo, Mariana. Orientação: Profa. Maria Aurinívea Sousa de Assis
6. Exposição 2° Sem.: O Existencialismo em “A hora da Estrela” – Ailane, Elka Viviana, Jamile, Josafá e Malane. Orientação: Profa. Maria Aurinívea Sousa de Assis
Banca Examinadora: Profa. Márcia Regina M. Santos, Prof. Robério Pereira Barreto, Profa. Maria Aurinívea Sousa de Assis
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, colegas do Curso de Letras da Uneb. Para quem não me conhece ainda aproveito para apresentar-me: sou aluno do curso, prestes a ingressar no terceiro semestre. Antecipo, ainda: adoro o Curso, e espero especializar-me em Teoria e Crítica Literária, não importa quando e/ou em que idade (que os Universos Paralelos acertem na mônada desse meu desejo!); o tempo todo busco confrontar os meus conhecimentos prévios de leitor que sou com as intenções dos autores, pressentidas, na maior parte das vezes, instintivamente. Sim: o autor tem intenções, e muitas. Mesmo Machado de Assis, a quem negam “o homem por trás das letras”, tinha as suas, inúmeras. O que o levava a fazer uso de citações a cada novo olhar de soslaio lançado por uma personagem, preferentemente feminina? Ironia? Exibição de conhecimentos eruditos? Complexo de inferioridade? O que quero dizer é o seguinte: teoria em excesso é bom para pesquisa, para construir conhecimentos – para ler, pode muito bem ser dispensada. Segundo Gabriel García Márquez, a melhor conclusão tirada de seu romance “Cien Anos de Soledad” foi a de um padre cubano: “Não tem solução”, afirmou o religioso. O mesmo autor brinca com o exame feito por seu filho para ingressar na Oxford. Os alunos que responderam que o Galo de “Ninguém Escreve ao Coronel” era o símbolo dos EUA passaram no exame; Gonzalo, o filho do escritor, conhecedor do humor do pai, brincou com a questão: é a Galinha dos Ovos de Ouro. (Naturalmente, foi reprovado: mas um teórico diria, com certeza, que ele referia-se, também, aos EUA.) Enfim, todas as respostas são possíveis, desde que confirmadas “teoricamente”. Mas, para ler, leiam com a emoção, kantiamente, sorvendo o prazer de sentir uma folha na brisa vespertina, a umidade de uma gota de chuva, a caminhada de Emma nas madrugadas, rumando para o amante, envolta pela capa, o corpo nu trêmulo de desejo, apaixonar-se perdidamente por um psicopata que mata, numa das cenas mais cruéis já descritas na Literatura e em poucas linhas, uma velhinha sovina e sua inocente sobrinha, agonizar-se com o sopro da vida ao contemplar, perdidamente, a beleza em seus instantes de brevidade, de imperfeição, de condenação... Enfim, o SIPE está em prosseguimento. Posso analisar a atuação dos apresentadores, mas dificilmente o que eles dizem. Sou portador de surdez profunda. Este blog veio em boa hora. Não o deixem em branco, inconcluso, perdido no infinito virtual da Internet. Publiquem os seus textos apresentados no SIPE. Sou leitor, e quero lê-los.
ResponderExcluirAbraços,
Milton Cardoso.